quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Dia de Reis


6 de Janeiro - Dia de Reis

Este ano para assinalar esta data comemorámos o Dia de Reis com a exploração da Lenda do Bolo Rei!Gostámos de conhecer esta Lenda, aqui fica:
"Quando os Reis Magos foram visitar o Menino Jesus, perto da gruta onde estava o menino, os Reis Magos tiveram uma discussão para saber qual deles seria o primeiro a oferecer os presentes.
Um artesão que por ali passava assistiu à conversa e propôs uma solução para o problema, de maneira a ficarem todos satisfeitos. O artesão resolveu fazer um bolo e meter uma fava na massa. Depois de cozido repartiu o bolo em três partes e aquele a quem saísse a fava seria o primeiro a oferecer os presentes ao Menino.
Assim ficou conhecido pelo nome de Bolo Rei e como tinha sido feito para escolher um rei passou a usar-se como doce de Natal.
Dizem que a côdea do bolo simboliza o ouro, as frutas simbolizam a mirra e o aroma, o incenso."

A nossa professora trouxe um Bolo Rei para o nosso lanche e propôs-nos que desenhássemos uns bonitos Bolos Reis! Não nos podíamos esquecer das frutas cristalizadas, dos pinhões, das passas, das amêndoas, do açúcar, etc... O resultado foi brilhante!

8 comentários:

Anónimo disse...

Olá amiguinhos!!
Bem vindos ao 2º período.
Esperamos que tenham tido um Dia de Reis agradável e feliz.
Bons sucessos para 2010 e para o 2º período.

Beijocas dos Pequenos Aventureiros e da sua professora.

Anabela Santos disse...

Que bolinhos tão apetitosos.
Foi um Dia de Reis bem passado.

Beijinos
Prof. Anabela

BLOGando na Escola

Desconhecido (Anónimo) disse...

Olá turma!

Eu pela 1ªvez provei bolo-rei e HUM !!!!!!!!!!!
Estava tão bom !!
Viu-se logo que eu gostei!!
Tava muito bom!!

Xau bjs do Desconhecido

A Turma da Abelha disse...

Olá Amiguinhossssssssssss, perdão! Temos de ter muito respeitinho pelos Finalistas, melhor, Amigos Finalistas. Sentimo-nos muito importantes por isso: por serem nossos Amigos e por termos Amigos Finalistas.
Queremos desejar que este período seja mais um passo seguro para concluírem este primeiro caminho. Por aquilo que mostram não vai ser complicado: trabalhoso, mas estamos cá para isso (isso é o que diz a nossa Abelha Mestr@).
Um grande beijinho para todos e um muito especial, com um grande Obrigada, para a vossa Mestr@.
A nossa Mestr@ manda uma colmeia cheia de beijos e para a Amiga Maria José uma saudação muito especial.

Pedro disse...

Professora obrigado por comprar bolo_rei estava muita bom e cheirava muita bem obrigado profesora adorei esse dia!!!!!!!!!!!!

ivete disse...

Voce esta de parabéns pelo blog e criatividade...
sou pedagoga, psicopedagoga e um pouco arte educadora. trabalho com ensino fundamental menor e valorizo muito a leitura e interpretação teatral. leio sempre o seu blog e amuuuuuuuuuuuuuu quando vc posta a historias dos livros pois muitas eu n tenho acesso aqi. seria possivel vc me enviar por email algumas atividade e historias q vc usa.
meu email é ivetebarra@hotmail addc pra mantermos contato.
um ano maravilhoso pra voces.

RODOLFO disse...

EU GOSTEI DE PROVAR O BOLO REI!

nadia disse...

Ola professora.
Eu adorei este dia de reis.