segunda-feira, 15 de março de 2010

Mudanças de Estado Físico - Actividade Experimental II


Já realizámos a segunda aula da nossa Actividade Experimental.
Na 1ª parte ficámos a saber como distinguir os sólidos dos líquidos de uma forma mais válida. Agora procurámos responder à questão:

"Qual o efeito da temperatura no estado físico?"

Para a realização desta actividade experimental, utilizámos as amostras da aula anterior (azeite, mel, leite, chocolate em pó, álcool e manteiga) e colocámo-las no congelador durante 2h30m. Numa primeira fase preenchemos uma grelha de previsão. Passadas as 2h30 fomos ver como estavam as nossas amostras e registámos os dados obtidos na grelha de observação. Verificámos que ouve substâncias que passaram do estado líquido a sólido (azeite, mel e leite) e outras que mantiveram o seu estado antes da congelação (álcool, chocolate em pó e manteiga).
De seguida, colocámos as amostras em água quente e constatámos que o azeite, o leite, o mel e a manteiga passaram a estado líquido. Os estados físicos do álcool e do chocolate em pó mantiveram-se. Preenchemos uma grelha com as nossas conclusões e vimos que quando se varia a temperatura alguns materiais alteram o seu estado físico e outros não. Isto porque a alteração do estado físico não só está relacionada com a temperatura mas, também, com o material a que é sujeito.
Sabiam que a uma temperatura de -5ºC, o sal permanece sólido e o álcool permanece líquido?!
Aqui ficam algumas imagens da nossa actividade experimental!

3 comentários:

Pedro disse...

Ola professora gostei muito da actividade experimental!!!
Gostei muito de fazer aquilo tudo!!!

Mel de junho disse...

Ola professora goitei muito desta actividade!!!!!
A parte que mais gostei foi do estado solido para o liquido!!
E como devo disser eu ADOREI ESTA ACTIVIDADE ESPRIMENTAL!!!!

Miriam disse...

A experiência que fizemos de distinguir os sólidos dos líquidos foi muito divertida, gostei mais de adivinhar que produtos estavam nas amostras.Gostava de fazer mais experiências destas, gosto muito de fazer ciência!!!!

Beijinhos a todos!!xoxoxo