quarta-feira, 3 de março de 2010

"Poesia nas mãos"


"Poesia nas mãos"

A nossa Biblioteca convidou-nos a participar numa actividade organizada pela Biblioteca Municipal de Sesimbra intitulada "Poesia nas mãos".
Começámos por ouvir alguns poemas do "Brincador" de Álvaro Magalhães... e quase sem dar por isso já estávamos a entrar na poesia!
Falámos do que seria para nós a Poesia e, a pares, construímos as nossas poesias! De seguida lemo-las para todo o grupo! Fomos uns Brincadores de Palavras!
Agora iremos passá-las em suporte informático e construir um livrinho com as nossas poesias para oferecermos à Biblioteca! Quem sabe se não irão ser todas compiladas num livro a sério?! Nós gostávamos que fossem!!!
Resta-nos agora um desafio... temos um envelope misterioso, deixado pelas professoras da Biblioteca, para abrir quando tivermos tempo e já não aguentarmos mais a nossa curiosidade!!!
...




«Quando for grande, não quero ser médico, engenheiro ou professor.Não quero trabalhar de manhã à noite, seja no que for.Quero brincar de manhã à noite, seja com o que for.Quando for grande, quero ser um brincador.Ficam, portanto, a saber: não vou para a escola aprender a ser um médico, um engenheiro ou um professor.Tenho mais em que pensar e muito mais que fazer.Tenho tanto que brincar, como brinca um brincador, muito mais o que sonhar, como sonha um sonhador, e também que imaginar, como imagina um imaginador…A mãe diz que não pode ser, que não é profissão de gente crescida. E depois acrescenta, a suspirar: “é assim a vida”. Custa tanto a acreditar. Pessoas que são capazes, que um dia também foram raparigas e rapazes, mas já não podem brincar.A vida é assim? Não para mim. Quando for grande, quero ser brincador. Brincar e crescer, crescer e brincar, até a morte vir bater à minha porta. Depois também, sardanisca verde que continua a rabiar mesmo depois de morta. Na minha sepultura, vão escrever: “Aqui jaz um brincador. Era um homem simples e dedicado, muito dado, que se levantava cedo todas as manhãs para ir brincar com as palavras.»
O Brincador,Álvaro Magalhães

9 comentários:

Anónimo disse...

Professora esta actvidade foi a melhor ,para mim,desde o inicio do ano!!!Foi super gira!!
As poesias de que eu mais gstei foram as da Brenda e do Diogo

BeJiNhoS dA ,
LaUrA

Anónimo disse...

Ainda bem que gostaram da actividade! Eu também adorei, e fiquei agradavelmente surpreendida com os lindos e originais poemas que escreveram, assim num piscar de olhos.
Viva a leitura e viva a POESIA!
Professora Isabel Reis

Nataliya disse...

Viva!
Gostei participar e brincar com as palavras!!!!!!!!!


BeiJiNHos da
nAtaLIyA

Brenda disse...

Olá professora adorei esta actividade fui muito fixe...
Acho se eu for passar de ano vou sentir muita falta das nossas actividades juntos.

BEIJOCAS DA BRENDA.

Mel de Junho disse...

Ola,ola!
EU adorei fazer uma poesia sobre o brincador!
Quando em vor para o 5ºano vou ter muitas sodades de fazer estas actividades !
Nunca se sabe quando eu e a professora encontrarmonos!
Beijos da Mel de Junho!

Profª Inês Benzinho disse...

Olá meninos!
Ainda se lembram da chata da professora da manhã ( professora Inês), pois é aqui estou eu noutra escola e com um novo blog para poderem ver, beijinhos para todos.

http://aescolinhadivertida.blogspot.com

Anónimo disse...

Olá pessoal e professora gostei de fazer a actividade de "Poesia nas mãos" foi giro espero fazer mais coisas divertidas.
Beijinhos da Carolina Agostinho!!!

Miriam disse...

Foi muito divertido fazer esta actividade na biblioteca da escola.
Estou anciosa por abrir o envelope que temos na sala de aulas.


BEIJINHOS!!!!!!!!!!!!!

RODOLFO disse...

Eu adorei ler o texto do brincador e eu e a Laura fazermos o poema!