quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

PNL - "Uma viagem ao tempo dos castelos"

Ao longo do 1º Período trabalhámos a obra "Uma viagem ao tempo dos castelos" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada; é um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para leitura orientada na sala de aula no 4.º ano de escolaridade (Grau de dificuldade II) e é também recomendado pelo Serviço de Apoio à Leitura do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas.
É um livro muito interessante que faz a interligação com algumas partes da História de Portugal, para nós foi muito positivo pois estivemos a explorá-la neste período!
A professora já nos desafiou para lermos mais livros desta colecção!!!
Aqui vos deixamos um pequeno resumo...
"Ana e João são irmãos mas muito diferentes. Ela é uma rapariga ajuizada e sensata, ele bastante disparatado e impulsivo.Apesar disso entendem-se às mil maravilhas. Nas férias foram passar uns dias à quinta de uma tia na serra do Marão. Tanto na quinta como na aldeia as pessoas andavam alvoraçadas por causa de um homem com fama de bruxo que se instalara no castelo. Em vez de ficarem com medo, decidiram ir dar uma espreita e a surpresa não podia ter sido maior: o velho era cientista, chamava-se Orlando e pertencia à AIVET, a fabulosa Associação Internacional de Viagens no Espaço e no Tempo. Tinha uma máquina nas caves e convidou-os para darem um mergulho ao tempo dos castelos. Eles aceitaram sem saber o que os esperava. Poucos segundos depois já cavalgavam em florestas infestadas de lobos acompanhando uma caçada ao javali. Mas a viagem reserva-lhes muitos outros momentos de perigo e emoção e um encontro inesquecível com o jovem Afonso Henriques em vésperas de se tornar o primeiro rei de Portugal."

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá!
Faço votos que tenham gostado de ler esta obra e que, a partir desta, leiam outras da mesma colecção. Ler é um acto de aquisição de cultura e conhecimentos.

Boas leitura e feliz Natal

Beijocas grandes da Professora

CristinaSilva

RODOLFO disse...

EU ADOREI LER O LIVRO MAS ADOREI DA PARTE EM QUE O JOÃO DISSE BELZEBU AOS
GUARDAS E AO CONDE ARGEMIRO!

Marco Alexandre S. Oliveira disse...

Olá!! Adorei o livro de uma viagem ao tempo dos castelos; foi muito divertido e quem, me dera a estar nesta aventura!!

Beijos e comprimentos: Marco Oliveira.

Miriam disse...

Foi muito bom ler este livro cheio de aventuras.Também gostava de poder viajar no tempo,ir para o Sec.XII, e estar lá 1 mês lá, e ser neste tempo ser só 30 minutos.
Era um espéctáculo!!!!!!!!!!!

Beijocas!!!!!!!!!!!