terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Reis de Portugal - Parte II e a Restauração da Independência

Olá! Ontem concluímos as nossas apresentações dos trabalhos de pesquisa; desta vez, pesquisámos sobre os reis da III e IV Dinastias! Investigámos e apostámos também na decoração pessoal! Todos os trabalhos estão muito bem apresentados!
A Professora agradece aos pais e a toda a família que tanto de empenharam na realização destes trabalhos! Parabéns a todos!



Embora já tenhamos estudado, na nossa sala de aula, a Restauração da Independência fica aqui um breve registo, para assinalar esta data tão importante no nosso país.

1 de Dezembro de 1640
No dia 1º de Dezembro assinala-se a restauração da Independência de Portugal. Falecido o cardeal-rei D. Henrique, em 1580, sem ter designado um sucessor, Filipe II de Espanha, neto do rei português D. Manuel I. Invadiu Portugal e submeteu-o a 60 anos de domínio. Foram três os Reis espanhóis que governaram Portugal entre 1580 e 1640 – Filipe I, Filipe II e Filipe III.A capital do Império passou a ser Madrid e Portugal foi governado como uma Província espanhola.Como é natural, os portugueses viviam descontentes e compreendiam que só uma revolução bem organizada lhes poderia trazer a libertação.Assim, no dia 1 de Dezembro de 1640, um grupo de 40 fidalgos dirigiu-se ao Paço da Ribeira onde estavam a Duquesa de Mântua, regente de Portugal, e o seu Secretário, Miguel de Vasconcelos.A Duquesa foi presa e o Secretário morto. Foi assim que Portugal recuperou a sua independência, sendo D. João IV,. Duque de Bragança, aclamado rei, com o cognome de "O Restaurador".

5 comentários:

Brenda Nogueira disse...

Ola professora que que saiba que foi muito divertido,fazer o trabalho dos reis foi: IPER MEGA RI FIXE!


!!!!BEIJOCAS DA BRENDA NOGUEIRA!!!!

Marco disse...

Olá profª gostei (Adorei) fazer o trabalho sobre D.FilipeIII, gosto de procurar informações na Net e também nos livros!!!!



BJS do vosso MARQUITO CURIOSO !!!

Anónimo disse...

Olá a todos os nossos amiguinhos e colegas!
Os vossos trabalhos estão espectaculares e têm feito umas excelentes pesquisas sobre os reis de Portugal. Continuem assim e parabéns.

Beijocas dos Pequenos Aventureiros

Anónimo disse...

ola professora na Segunda-Feira nao se pode esqueçer que temos de terminar de por os trabalhos no vidro;eu lembrou-lhe e bom Fim-de-Semana

BJS,
da Laurinha

RODOLFO disse...

EU ADOREI FAZER O TRABALHO DE D.MANUEL II.