quarta-feira, 26 de maio de 2010

Explorando a electricidade... - Parte I

Tivemos mais uma aula inserida no Ensino Experimental das Ciências no 1º Ciclo na semana passada (dia 20).
Neste 3º Período estamos a explorar a electricidade!!!
Temos duas questões problema para responder:


1) Que objectos usam energia eléctrica para funcionar?

2) De onde vem a energia eléctrica que faz funcionar cada um dos objectos?

A nossa professora começou por colocar sobre uma mesa vários objectos que utilizam diferentes tipos de energia eléctrica para funcionar. Dialogámos acerca deste tema e vimos o que faz funcionar cada objecto. Agrupámos os objectos de acordo com o critério: precisam de energia para funcionar / não precisam de energia... Em seguida registámos numa grelha própria as nossas conclusões.
Então, mas de onde vem essa energia que os faz funcionar??
Agrupámos novamente os objectos, mas agora em função da respectiva fonte que os faz funcionar: tomada, pilhas, ou painel solar. Por fim elaborámos uma grelha de registo com as fontes de energia e dialogámos sobre como se produz a energia eléctrica, como é transportada até às nossas casas, as vantagens e desvantagens da utilização de determinados tipos de energia...

3 comentários:

Unknown disse...

Exma. Maria José

Antes demais quero dar-lhe os parabéns pelo trabalho desenvolvido no blog. Muito interessante!

Queria solicitar-lhe um contacto de e-mail para lhe poder apresentar um projecto que estamos a desenvolver. Acho que irá achar interessante, pois é dedicado inteiramente ao 1º ciclo.

Trata-se de um espaço pedagógico de enriquecimento curricular que se enquadra no âmbito de uma educação que faz a apologia de actividades escolares de complemento, enquanto elementos facilitadores de novos processos de aquisição de competências, personalização e socialização de saberes.

O modelo pedagógico de integração curricular narrativa Storyline, em que nos baseamos promove e é promovido por uma estrutura lúdica (Jogo) não viciante (não permite mais que uma intervenção por sessão.

Aguardo pelo seu feedback para lhe poder enviar o link do jogo (demo)e ainda mais informação do projecto, para que desta forma jogar e divuldar!

Poderá enviar o seu contacto para: mkt.gugui@gmail.com

Att.
Joana F.

Anónimo disse...

professora adorei este dia ,foi mesmo giro e acender a lampada ,e os jogos tambem foram espectaculares



ASS.
laura

Mel de Junho disse...

A exploraçao a lecticidade foi de arrasar